No sábado (26), foi realizado na Capital Rio Branco, o lançamento do Game Ouro Branco. O evento foi sediado no Museu dos Povos Acreanos.
O enredo de Ouro Branco
No enredo de Ouro Branco, cujo protagonista é um soldado da borracha, o objetivo do jogador é sobreviver a cada etapa, enfrentando os perigos da Floresta Amazônica, com o intuito de extrair borracha para comercialização. A produção tem como objetivo enaltecer a história acreana, tornando-se uma ferramenta pedagógica que pode ser utilizada nas escolas.
Os benefícios dos jogos eletrônicos são numerosos, ajudando no desenvolvimento de diversas habilidades, tais como atenção, interação, memória, raciocínio lógico, planejamento, tomada de decisão, seleção visual, aprendizado cognitivo, afetivo e social.
Andes/Divulgação.
Segundo o desenvolvedor e artista 3D, Fernando Lima, foi um desafio muito grande dar início à ideia na criação de um game, tendo como base as histórias que ouvia de seu avô, seus antepassados e as histórias que lia nos livros relacionados ao estado do Acre.
“Foi um desafio muito grande, porque foi, primeiro, como dar início a essa ideia. É uma ideia que me inspirava: trazer a história que eu ouvia do meu avô, do avô do avô dele, que ele me passou, das histórias que eu lia nos livros de história a respeito das histórias do nosso estado — e como transformar isso em algo divertido, algo que pudesse encantar o acreano e trazer isso de uma forma fácil para todos acessarem. Então, a gente faz em 2D, embora eu seja artista 3D, porque assim derrubava aquela barreira de hardware, que exigiria um computador muito potente. Então foi tudo muito bem planejadinho, e lançamos o jogo. O jogo já foi lançado, está disponível na Itch.io e já pode ser baixado. É só seguir lá o perfil, tá bom?”
Acessibilidade e impacto cultural
No desenvolvimento do jogo eletrônico foram priorizadas medidas de acessibilidade tais como: ampliação da tela e alto contraste para pessoas com baixa visão; opção na aba de configurações para ativar tradutores de língua, do português para Libras, para pessoas surdas; e alternativas para áudio e vídeo (legenda, transcrição textual, Libras, audiodescrição).
Além de promover o desenvolvimento do setor tecnológico no Acre, beneficiando diretamente a economia criativa do estado.
“Queríamos contar nossa história de forma acessível e envolvente, misturando o passado com o futuro. Mostrar aos jovens, por meio do jogo, a dura realidade dos soldados da borracha”, explica o empresário, Dennys Ferrera.
Andes/divulgação.
O Game contou com apoio cultural da Associação de Nerds do Acre, Instituto Mercosul Amazônia, Pé Rachado Produções, Ideal Gráfica e Publicidade, Picanha Mix, TSom: Sonorização e Luz, Atacadão do Pão, Plano D Comunicação, Rádio Cidade e da Fundação Elias Mansour e da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia.
Governo do Estado vê inovação como motor do desenvolvimento
O lançamento de produtos inovadores, como o game Ouro Branco, representa exatamente o caminho que o Governo do Estado do Acre busca seguir para impulsionar o desenvolvimento. Segundo o Secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assur Mesquita, esse tipo de iniciativa une áreas estratégicas como tecnologia, cultura e economia criativa, gerando novos negócios, oportunidades de trabalho e fixação de talentos locais. Além de inspirar a sociedade, especialmente os jovens, essas ações contribuem para transformar ideias e sonhos em negócios inovadores, fortalecendo a economia e a geração de riqueza dentro do próprio estado.
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“Bom, primeiro eu quero dizer que ver esse evento hoje, né, que é o lançamento de um produto especial de tecnologia da informação, cultura, da economia criativa — quer dizer, o mix de campos de atuação — nos se materializando num produto, né? E eu, como secretário de Indústria, Sociologia, como Governo do Estado, vamos botando… pelo Governo do Estado é uma grande felicidade, né? Porque realmente é onde é o fim, aonde nós queremos chegar, né? Gerar novos negócios, gerar novas oportunidades de trabalho, né? E aí esse campo da inovação, da tecnologia, da economia lucrativa é um tema que os jovens, as pessoas, precisam captar mais e transformar isso em mais negócios, né? O Acre hoje já está passando por um processo de desenvolvimento especial, né? Já estamos exportando, já temos vários negócios tradicionais crescendo, como o agronegócio. Agora é hora desse crescimento da economia da inovação, da tecnologia. Esse campo, né, ele sim traz oportunidades de fixar talentos, né? Não deixar que esses jovens, nossos talentos de conhecimento especial aí dessa área da tecnologia, da formação, da economia, dentre outros, vão embora — fixem aqui, criem pequenos negócios que vão virar grandes negócios, né? Grandes projetos. Projetos que gerem receitas para a economia aqui, que gerem emprego e que sejam felizes, né, tendo a sua riqueza aqui no estado do Acre. Então, como é que estamos? Como você perguntou: é uma felicidade muito grande. É onde nós queremos chegar. Então, o Ouro Branco, né, esse game, esse produto desenvolvido pela empresa, reflete exatamente o caminho que nós, as instituições públicas do Governo do Estado do Acre — e acredito que as instituições privadas também — trabalhamos para fomentar na economia. Tanto desejamos e, consequentemente, essa iniciativa acaba virando uma inspiração pra toda a sociedade, né? A gente fala muito dos jovens, porque eles estão mais conectados com a tecnologia, mas tem jovem de todas as idades, né?”
O secretário concluiu:
“A indústria de games já passou a indústria do cinema, do entretenimento tradicional, né? Então o game — até porque o game congrega todos esses conhecimentos, todas essas tecnologias e gera emoção — e é através da emoção que ele gera disputas, atuação nas histórias inspiram, somos assim, atrativas, né? Ela acaba gerando uma atratividade muito maior e conecta aí com a juventude, que está precisando de inspiração, né? Certo? Então, o mercado de game… nós temos feito um trabalho de fomento aqui no estado do Acre, iniciando pelo esporte eletrônico. Mas dois pontos: o eletrônico… essa iniciativa já está mostrando que está saindo apenas das competições e está entrando na área do desenvolvimento — que é o que nós queremos — que agrega mais valor e muitas oportunidades, né? Então, realmente, é só parabenizar toda a equipe que desenvolveu esse game, né? E a todos os parceiros. Em especial, também colocar o Governo como um parceiro fomentador dessa iniciativa. E é isso que nós queremos: participar. O Gladson Cameli, no entanto, tem lutado, né, para que as organizações do Governo consigam ajudar mais a cuidar das pessoas”.
ANAC e a valorização da cultura nerd local
O presidente da ANAC, Hecton Magalhães, comentou um pouco de como surgiu o primeiro contato com a Andes Comunicação, o que esperar da parceria no futuro e aproveitou a ocasião para ressaltar a importância histórica que o jogo tem a oferecer não apenas no cenário acreano, mas como um todo.
“A parceria surgiu através da procura, né? A ANDES e o Ouro Branco entraram em contato comigo, como presidente da ANAC, através da amiga jornalista Camila Simão. Ela repassou a vontade de ter o apoio da ANAC no desenvolvimento e lançamento do game Ouro Branco, e a ANAC prontamente se colocou à disposição, porque é um dever da ANAC, como associação — a única associação de nerds do Acre e a primeira do Brasil — fomentar e apoiar não só os conteúdos nerds, mas também os conteúdos geek, que fazem parte do nosso nicho, né? Apoiar o game Ouro Branco, um game genuinamente acreano, que traz a história do acreano pé-rachado, do seringueiro, daqueles homens que tinham aquelas dificuldades para cortar a seringa, vender nas aviações e conseguir o dinheiro para sustentar suas famílias, conta um pouco da nossa história — da história do Acre, da história da Amazônia. Então, para a ANAC, foi um prazer enorme fazer parte desse processo e fazer parte desse legado que deixa uma história muito bonita e linda para os novos amantes dos games, que vão poder, através do game, conhecer um pouco mais da história dos seringueiros”.
O futuro: novos projetos em vista
Sobre o futuro da parceria, Hecton destaca os possíveis futuros novos projetos:
“O que a gente espera dessa parceria, eu, como pessoa física, Héctor Magalhães, é que surjam novos projetos como esse, que ele sirva de inspiração para novos adeptos, para que se criem games, para que se potencialize esse mercado no Acre, para que surjam novos programadores, para que surjam novas ideias e sejam executadas. Em nome da ANAC, o que eu espero é que esse fomento continue crescendo e continue se desenvolvendo, levando mais ainda entretenimento para os jovens e para que as pessoas possam entender que você não precisa sair do Acre, você não precisa ir para fora para poder ter espaço e conseguir executar um projeto como esse. O Acre também tem espaço para executar um projeto como esse, tem incentivo para executar um projeto como esse. E, enquanto a ANAC existir, nós estaremos dando apoio e fazendo o que a gente puder para ajudar, para que continuem aparecendo novos projetos como esse. E a parceria com a ANDES será duradoura. Tem muitos projetos vindo por aí. No momento, eu não posso falar sobre eles — ainda estão em processo embrionário — mas teremos muitas novidades até o final do ano, na Comic Nerd Especial Dragon Ball”.
Andes/Divulgação.
O game Jogo Eletrônico 2d sobrevivência, é um projeto financiado referente ao edital audiovisual nº 006/2023 da fundação de cultura Elias Mansur – FEM, através da lei Paulo Gustavo – ACRE e Governo Federal. Foi realizado e produzido pela Andes Comunicação, uma empresa genuinamente acreana. A Andes Comunicação já desenvolveu cinco jogos mobile e atuou no mercado internacional, trabalhando com design, criação de personagens, cenários para videoclipes, jogos e uma coleção de NFTs.
Ouro Branco está disponível na Itch.io com áudio original e legendas em português.
Neto Valdeir é um jornalista em formação que iniciou suas atividades em 2023 como redator do site ANMTV. Em 2024, foi redator estagiário no Portal ContilNet: Agência de Notícias do Acre. Músico e apreciador de boas histórias, Neto começou sua jornada com Resident Evil pelo primeiro filme animado da série. Fascinado pela cultura japonesa desde criança, Neto também é fã de super-heróis, especialmente dos personagens Batman e Homem-Aranha.
O Planeta Meicho Shimbun é um portal de notícias e informação que iniciou suas atividades em 2025 com o objetivo de atualizar sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo, equilibrando com reportagens, entrevistas e coberturas relacionadas à cultura nerd em geral, mantendo a qualidade da informação sempre em primeiro lugar.
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