Através da Usina de Arte João Donato, a Associação de Nerds do Acre (ANAC) realizou, no sábado (5), em Rio Branco, a nova edição do evento voltado para a temática medieval: The Kingdom.
Assim como no ano passado quando o evento recebeu o título The Kingdom: Ferro e Sangue a segunda edição, realizada em 2025, ganhou o nome de The Kingdom: Gelo e Fogo.
O Enredo de Gelo e Fogo

Tendo referências de grandes séries, filmes e jogos do gênero medieval, a história gira em um mundo onde o gelo e o fogo moldam culturas e destinos. Dois reinos opostos coexistem em eterna rivalidade. Frigória, governada pela rainha Irina White, é uma terra de geleiras e picos nevados, lar de guerreiros frios e calculistas que compartilham um elo ancestral com dragões de gelo. Ignis, sob o reinado do rei Zarkhani Vulcares, é um reino ardente, forjado por vulcões e rios de lava, onde bravos guerreiros e seus dragões flamejantes dominam os céus com fúria e paixão.
Ambas as nações celebram os elementos com festivais grandiosos, exaltando a força dos povos, a bravura de guerreiros e a majestade dos dragões. Em meio à honra, lealdade e combates épicos, a disputa entre Frigória e Ignis se intensifica a cada geração, mantendo viva a chama, e o frio cortante de um conflito ancestral que moldará o destino do mundo.

Identidade visual, programação e atividades

A conferência temática medieval da ANAC contou com a correalização da Usina de Arte João Donato e o apoio da Fundação Elias Mansour e da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia.
Segundo o coordenador do evento, Mateus Santos, os principais desafios e aprendizados na organização da segunda e última edição do The Kingdom foram muitos, principalmente no que diz respeito à montagem da estrutura e ao trabalho manual exigido pela proposta artesanal do evento.
“Os principais desafios é mais juntar o pessoal em dia útil, né? Pra gente montar toda a estrutura do evento. A gente veio trabalhando desde o fim de fevereiro, mais ou menos. Esse ano a gente optou por fazer toda a parte decorativa o mais artesanal possível, pra remeter ao período medieval.”
Comparando com o evento anterior, Mateus destaca a evolução:
“Ano passado foi o primeiro evento da ANAC que eu trabalhei como coordenador do evento, né? Eu não tinha muita experiência em coordenar eventos da ANAC ainda, então a gente fez pouca ornamentação e tudo. Mas porque a gente queria fazer um monte de coisa ao mesmo tempo.”
O coordenador concluiu:
“O evento em si foi um sucesso. Aconteceu. O nosso medo era que, por conta das chuvas, tivesse que adiar. Mas ainda bem que deu certo. Graças aos deuses.”

Aprendizados e trabalho em equipe
Para Thalis Alan, que também foi coordenador, o maior aprendizado foi entender a importância do trabalho coletivo:
“Foi uma experiência muito boa, e única. Porque você ter a sensação de coordenar algo grande, de fazer aquilo dar certo, é o que agrega mais a você. E uma coisa que eu destacaria é que, assim, nada se faz sozinho. Sempre tem que ter pessoas ao seu lado. Aprendi muito com esse evento e com os demais que virão”

Uma experiência imersiva
A identidade visual e a programação exploraram diversos universos consagrados de fantasia, com uma série de atividades para o público:
• Feira do Reino com as lojas Cat Candy Store, Arts by PC, Empório da Magia, Emporium Nerd, Ope Ope Store e a própria loja da ANAC, estreando com produtos exclusivos;
• Sala de TCG Pokémon, organizada pela Emporium Nerd;
• RPG Card Game, promovido pela Ordem dos Corvos;
• Arena de arqueirismo e batalhas de swordplay, trazendo ação ao campo;
• Jogos de taverna, para momentos de descontração;
• Exposição Medieval de Action Figures;
• Espaço místico das bruxas, onde os visitantes puderam conhecer seus destinos através de rituais simbólicos com velas, runas e cartas.
Cosplay, cinema e o que vem por aí
O evento também contou com a exibição do filme O Senhor dos Anéis – A Guerra de Rohirrim, na sessão Cine Nerd, e com a presença da arena VR, com jogos de realidade virtual.
O desfile de cosplay, que este ano teve as categorias autoral e não autoral, encerrou a programação da última edição do The Kingdom com chave de ouro.
A vice-presidente da ANAC, Paola Cordeiro, avaliou a experiência como um marco:
“A cada ano procuramos trazer inovação e melhorar a experiência imersiva para o nosso público. O The Kingdom: Gelo e Fogo explorou a temática medieval de fantasia que vemos em algumas séries famosas como Game of Thrones, A Casa do Dragão, The Witcher, Vikings, entre outras. Criamos uma história com personagens, reinos, bandeiras e desenvolvemos essa temática nesse evento, e isso foi incrível.”

O futuro: Medieval Camp
Sobre a transição do The Kingdom para o Medieval Camp, o presidente da ANAC, Hecton Magalhães, falou o que se espera deste novo evento, que será mais um sob o guarda-chuva da ANAC:
“Bem, a grande realidade é que, quando nós pensamos em um evento com temática medieval, nós já tínhamos a intenção de um dia trazer para o Acre o conceito de um campo medieval. Mas a gente sabia que era complicado, muito por conta de patrocínio, de local, de segurança e tudo o que se refere à organização de um evento. Então, iniciamos com a opção de plantar a semente. Semente essa que nasceu com o The Kingdom: Ferro e Sangue, que a gente realizou na primeira edição. Agora a gente espera o público ano que vem no Medieval Camp. Esse eu ainda não sei se serei coordenador, mas, sendo ou não, estarei lá trabalhando também. E aí o Medieval Camp promete ainda mais”
O Medieval Camp, previsto para 2026, será o novo marco da cultura nerd no Acre, prometendo uma vivência ainda mais imersiva no universo medieval.
Vale lembrar que a ANAC realiza, todo final de ano, a Comic Nerd, a quarta maior conferência nerd do Brasil e a maior da região Norte, com preparativos ao longo de todo o ano.